fbpx

Curso de Capitão Amador

Navegar, Mergulhar, Aprender e Ensinar

Conquiste a sua habilitação para conduzir embarcações a vela ou motor em águas oceânicas, como comandante sem limites de navegação, com o Curso de Capitão Amador; Grupos de Estudos em Porto Alegre, Florianópolis, Ilhabela, Rio de Janeiro…

Objetivo do curso: Habilitar um comandante a cruzar oceanos através de águas internacionais.Flávio Ramires – Instrutor

Objetivo do Curso:

Este curso tem como objetivo preparar o aluno para o exame de nível máximo da habilitação amadora da Marinha do Brasil, que permite a navegação limites.

Os estudos avançados têm iniciação à Navegação Astronômica, meteorologia, estabilidade, sobrevivência no mar, comunicações e instrumentos eletrônicos. Como estas disciplinas têm peso diferenciado na prova, serão estudas por módulos, assim o aluno poderá determinar o investimento de tempo e dinheiro, necessários para sua aprovação.

Programação do Curso Capitão Amador

I – Módulo Geral

Estuda as provas anteriores nas seguintes matérias: Navegação astronômica, navegação eletrônica, meteorologia, estabilidade, comunicações, sobrevivência no mar.

Material recomendado ao aluno: Bloco de anotações, computador portátil, cartão de memória.

II – Módulo de Instrumentos Eletrônicos

Orienta o aluno sobre a operação do GPS e RADAR. Uso de alarmes, instrumentos auxiliares, padrões, Rosa de Manobras, cálculos.
É a disciplina com maior peso na prova, de 40 a 50% da nota total, além de ser o mais prático.

III – Módulo de Meteorologia

Ilustra os elementos da previsão do tempo: temperatura, pressão, umidade, ventos e nuvens. Estuda a carta sinótica além de dados do Meteomarinha e CPTEC.

IV – Módulo de Estabilidade

Pontos notáveis da estabilidade; Centro de Gravidade, Metacentro e Centro de Carena. Deslocamentos de pesos, efeito de “Superfície Livre”, braço de endireitamento.

V – Módulo Sobrevivência no Mar e Comunicações

Estuda questões de provas anteriores.

VI – Módulo Introdução à Navegação Astronômica

A história da navegação desde a orientação dos pontos cardeais pelo nascer/por do sol, passando pelo magnetismo terrestre, os cálculos que definiram as dimensões do planeta, a trigonometria que indica a latitude e os séculos que se passaram até que se pudesse vencer o desafio de medir a longitude. Exposição dos instrumentos, tabelas utilizadas na orientação e os dados que constituem os cálculos da prova.

Inscrições Exame Capitão Amador na Marinha:

Documentos necessários para o agendamento da prova na Capitania:

  • Requerimento do SISAMA
  • CHA Mestre Amador
  • Carteira Nacional de Habilitação ou Identidade *CÓPIA AUTENTICADA
  • Comprovante de residência, conta de água, luz ou telefone com menos de seis meses de emissão. *CÓPIA AUTENTICADA
  • Atestado médico para a prática de esportes náuticos (pode ser substituído pela Carteira Nacional de Habilitação)
  • Procuração para o Representante Legal, com firma reconhecida (Se necessário, caso o candidato não tenha disponibilidade de agendar a prova na Capitania)

Dúvidas? Fale comigo!

(21) 98547-3853 – ramires@navegantesdosul.com.br