Arrais Amador, uma carteira de estudante…

A primeira CHA, Carteira de Habilitação Amador, permite o comando de embarcações de esporte e recreio no limite das  águas interiores. A prática de procedimentos de segurança, comunicação, sobrevivência, primeiros socorros, combate a incêndio, manobras e o exame teórico da Marinha do Brasil são os pré-requisitos para a prática da navegação à vela e/ou motor.

O tempo e a milhagem necessários para preparar um tripulante, comandante… Não é determinado. A habilitação só torna o navegante apto a aprender por si próprio, tendo o mar como mestre. A preparação, prática, estudos, testes devem fazer parte de cada milha em qualquer rumo.

A carteira habilita, mas não qualifica. A nova fase é a de observar os marinheiros e aprender com os próprios erros; Seja desfazendo manobras ou lidando com as surpresas do mar e do clima. Depois de se familiarizar com os novos nomes, nós, instrumentos ainda vão trabalhar em equipe experimentando grandes desafios em espaços confinados. Aqueles que não se importam com o desconforto, superam pequenas e grandes lesões com disposição e senso de camaradagem costumam ir além…

Este post tem 2 comentários

  1. JamesSlild

    Unbelievably individual friendly site. Tremendous information available on few clicks.

    1. framires

      Thank you my friend!
      Welcome on board.

      Flávio Ramires

Deixe uma resposta