fbpx

Círculo de Mestres Navegantes do Sul – Do Rio Grande ao Grande Rio

Navegar, Mergulhar, Aprender e Ensinar

Círculo de Mestres Navegantes do Sul – Do Rio Grande ao Grande Rio

2018 apresentou o desafio de atualizar os estudos avançados de navegação eletrônica com a operação prática de instrumentos que avançam em velocidade vertiginosa. Os destaques ficam por conta da funcionalidade das conexões sem fio que sempre foram o calcanhar de Aquiles da tecnologia embarcada; Além de diminuir a incidência de maus contatos as redes WIFI levaram a navegação para os tablets e smartphones tornando confortável, econômica a operação, o gerenciamento de dados até a comunicação de segurança.
Os velejadores de competição já podem contar com o desenvolvimento de assistência para o desafio da largada e o planejamento dos bordos; Esse recurso foi carinhosamente apelidado de “Tático Virtual”

A primeira apresentação aconteceu no Rio Yacht Club – Sailing com a participação de membros do Instituto Rumo ao Mar que produz o aplicativo “Boletim ao Mar” em parceria com DHN Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil. O Sailing, como é conhecido, é um celeiro de medalhas olímpicas da vela brasileira, 17, frequentado pelos vizinhos ilustres, a família Grael.
Nas latitudes austrais o reencontro se deu no tradicional Iate Clube Veleiros do Sul onde os Escoteiros do Mar engrossaram as fileiras ao lado de esportistas e profissionais para os quais o VDS abriu generosamente as portas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *